Joao Raz's Slidely by Slidely Slideshow

Joao Raz Bio (PT)

Desde a infância que se deixou encantar pelo desenho e pela banda desenhada nas mais variadas vertentes e estilos. Desde que aprendeu a ler que se tornou um consumidor compulsivo de revistas de comics, livros de ilustrações e Sketchbooks que mais tarde que se tornariam os seus referenciais artísticos para sempre.
Stan Lee, Jim Lee, Todd Macfarlane, Jim Starlin, Jack Kirby e o incontornável Frank Frazetta foram as verdadeiras influências e heróis de infância.
Pelo seu percurso escolar constam desenhos sistemáticos realizados durante as aulas que mereciam toda a atenção dos professores. Desenhar não faz, claro, parte dos conteúdos programáticos de todas disciplinas. Contudo, houve um docente que o marcou pela postura positiva, pelo incentivo, pela técnica que implementou e pelo reforço que utilizou. Todos os adolescentes precisam de estímulos para seguir os seus sonhos…

Participou pela primeira vez na Exposição Internacional de Artes Plásticas de Vendas Novas com um desenho que mais tarde dedicou a quem o tem acompanhado nas suas motivações.

Participou em fóruns de desenho como a Central de quadrinhos, Deviantart, ImagineFX e Ronin Studios, sempre no sentido de divulgar o seu trabalho e de evoluir a qualidade do desenho.

2010

A fantasia, o terror e a ficção científica são as temáticas predominantes nos trabalhos desenvolvidos nas mais recentes publicações do autor.
Cooperou na publicação Zona Negra em setembro de 2009 com uma original ilustração de terror. O lançamento foi integrado no “Festival Motel X”.
  • No ano de 2010 frequentou um atelier de pintura com o pintor Kira, conceituado mestre de pintura residente no Barreiro.

  • Em fevereiro de 2010 contribuiu com uma ilustração no Ecozine Celacanto alusivo ao Lobo.

  • Em março de 2010 participou no Zona Fantástica com uma banda desenhada intitulada, Um Final Feliz. Um conto de ficção científica de terror. O lançamento foi integrado no “Festival Fantasporto”.





  • Em maio de 2010 a aposta criativa do autor voltou-se para uma personagem original de seu nome Adriel, com uma nova banda desenhada na publicação Zona Gráfica volume II. O Vampiro Adriel é uma saga obscura de um conjunto de personagens que se vai juntando ao longo de vários episódios com um objetivo comum, a sobrevivência, num mundo quase desprovido de vida, provocado por guerras.



  • Em outubro de 2010 participou no Festival de Banda Desenhada da Amadora integrando o elenco de autores numa sessão de autógrafos.
 
  • Em novembro de 2010 foi lançada a publicação Zona Negra 2 em que participa com ilustrações de fantasia e terror. Contribuiu também na realização da banda desenhada de ficção científica, O Poder, fazendo parte do grupo de autores R2FL.
 2011




  • Em março de 2011 foi publicada a Zona Monstra em que contribuiu com a realização de uma banda desenhada com o nome Planeta Opressão do grupo de autores R2FL.

  • Em maio de 2011 foi convidado pelo Grupo Entropia para participar com trabalhos no Funzip n.º 6. Integra um novo tema Os Escudos da Lusitânia.


  • Em novembro de 2011 participou na exposição “Universos da Entropia”, realizada no Salão Nobre da Junta de freguesia de Carcavelos.




Sempre com uma atitude de aprendizagem e criação este autor vive intensamente o ato de desenhar. Autodidata pelo prazer que sente em desenhar, transborda de paz e emoção, sempre que finaliza um trabalho que o deixa satisfeito.

Cooperante na sua atitude para com os outros, mais do que para si mesmo, revela discernimento perante a crítica dos outros e capacidade de se continuar a divertir com o seu desenho.



2012
  • Em 10 de Março  sábado, às 16h30, inaugurou na Bedeteca de Beja (1ºandar da Casa da Cultura) as exposições “André Caetano” (Banda Desenhada), e“João Raz” (Ilustração)

  • Durante o ano de 2012 desenvolve o projecto de um livro de Ilustrações de Fantasia a ser lançado em 2013 no Festival de Banda Desenhada de Beja

  • Em Dezembro de 2012 participa no concurso Artesfera 20 anos (Janeiro 2013 - Exposição do “PREMIO ARTESFERA 20 ANOS” na Galeria Municipal de Arte do Barreiro – 26 Jan a 23 Fev 2013)

     2013

    • Em de Janeiro de 2013 é lançado o fanzine online o EntropiaEzine que abrange várias temáticas das artes plásticas em que participa com novas ilustrações e uma homenagem ao mestre dos mestres Frank Frazetta.


    • Em Março de 2013 participa na exposição “Universos da Entropia”, realizada no Pavilhão de Macau em Loures no Parque da cidade integrado no evento Specweek 2013, mostra de ilustração especulativa com o objectivo da divulgação artística no meio fantástico
                 



    • Em Junho de 2013 auto-publica o livro de Ilustrações de Fantasia OUTROS MUNDOS -  Outras Fantasias. O lançamento é realizado no decorrer do primeiro dia do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja 2013. 




    • Em Junho de 2013 participa no colectivo de autores, Os Escudos da Lusitânia.Os Escudos da Lusitânia são um conjunto de aventuras que vai deixar toda a gente a suplicar por mais. Esqueçam tudo o que possam ter aprendido nas aulas de História, pois esta não é a Lusitânia que todos pensam ter existido. Esta é a Lusitânia de um mundo em que magia e seres fantásticos são comuns.  O lançamento é realizado no decorrer do primeiro dia do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja 2013.

    Dia 08 de Junho - Lançamento Oficial
    Lançamento dia 01 de Junho no FIBDB 2013

    • Decorreu no dia 23 e 24 de Agosto de 2013, entre as 20h e as 00h, no Bar Cine-Teatro do Ginásio Clube de Corroios, uma Organização da Corroios Mostrarte, tivemos uma mostra de Ilustração, BD e Cartoon, com a participação de João Raz e o talentoso Pedro Manaças.




    • Em Novembro de 2013 participou no Zona Gráfica 3 com uma ilustração de fantasia. O lançamento foi integrado no “Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora 2013”
     

    • Em 23 Novembro de 2013 participou na exposição de Arte “Geração 2013” de artistas emergentes patente na Galeria Municipal do Barreiro


    • Em 15 Dezembro de 2013 lança a publicação digital do colectivo (43 autores) Desenhos, Inks e rabiscos… da rede social Facebook


    • Em 18 de janeiro de 2014 lança a 2ª tiragem do livro de Ilustrações de Fantasia OUTROS MUNDOS -  Outras Fantasias. Em paralelo está patente a exposição de ilustrações de fantasia atividades escolares. Até 18 de Fevereiro.

    • Em 3 de Maio participa no coletivo de autores Tarot Collective -Exposição na Galeria Geraldes da Silva no Porto. 

    • De 14 de Junho a 31 de Julho, o Auditório Municipal Augusto Cabrita recebe a exposição de «Ilustração Fantástica», de João Raz.